quarta-feira, 18 de julho de 2007


Rafael Martins Ribeiro


A salvação subsiste na Igreja Católica!





O vaticano divulgou na última terça 10, um novo texto no qual as conclusões do então cardeal Ratzinger sobre as demais igrejas cristãs são reforçadas: elas seriam, por assim dizer, organizações "incompletas" do ponto de vista da fé, enquanto a Igreja Católica seria a única a reunir todos os requisitos da comunidade fundada originalmente por Cristo e seus apóstolos.
Trata-se de um documento curto -- três parágrafos introdutórios, mais cinco perguntas e respostas -- com título prolixo: "Respostas a quesitos relativos a alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja".
O novo documento, no entanto, deve declarar que seu propósito é apresentar "o significado autêntico de algumas expressões eclesiológicas [referentes à identidade da Igreja] usadas pelo Magistério [o ensinamento oficial católico] que são abertas a mal-entendidos no debate teológico". Segundo o novo texto, a Igreja Católica deve ser considerada a única a possuir "todos os elementos da Igreja instituída por Jesus". É a presença de alguns desses elementos que, ainda segundo o texto, permite que os cristãos ortodoxos sejam considerados também membros de "igrejas": eles teriam mantido a sucessão ininterrupta de bispos desde o tempo dos apóstolos (muitos dos quais supostos fundadores das igrejas do Oriente) e os mesmos sacramentos do catolicismo, como a eucaristia e a ordenação dos sacerdotes. Como as igrejas surgidas depois da Reforma Protestante teriam quebrado essa "sucessão apostólica" e deixado de lado os sacramentos tradicionais, elas não poderiam ser consideradas igrejas verdadeiras, mas simples "comunidades cristãs".
Já estava na hora de o nosso Papa conscientizar os nossos irmãos protestantes de suas raízes católicas e botar um fim nessa praga que foi a Reforma Protestante. Espero que agora eles se dêem conta de que a verdadeira Igreja de Cristo é aquela da qual o Senhor instituiu através de seus apóstolos.


A Igreja Católica Apostólica Romana!!!

Comentários por favor!!!

é só clicar aí abaixo em [comentários] e postar um comentário aí, a sua opinião é muito vaiosa

Nenhum comentário: